sobota, 2 grudnia 2017

A polícia do West Yorkshire se refere ao IPCC em 1985 pelo fogo da cidade de Bradford


A polícia de West Yorkshire se referiu voluntariamente à Comissão de Reclamações da Polícia Independente (IPCC) em relação ao incêndio da cidade de Bradford em 1985, no qual 56 fãs de futebol morreram.
A força disse que a referência vem após um oficial sênior encontrou-se com Martin Fletcher, cujo pai, irmão, tio e avô morreram no incêndio do Valley Parade e que recentemente escreveu um livro sobre a tragédia.
Alegou que o incêndio foi um dos nove que ocorreu em empresas detidas ou vinculadas ao então presidente do clube, Stafford Heginbotham.
Em uma declaração, a força disse que "questões graves" foram levantadas pelo livro relativo a várias agências e organizações.
Ele disse: "Desde a publicação do livro do Sr. Fletcher, a polícia de West Yorkshire tem trabalhado para identificar o material ainda disponível no inquérito original e descobriu que, apesar da passagem do tempo, muitos materiais foram mantidos .
"A polícia do West Yorkshire entende perfeitamente Isso trará memórias dolorosas para pessoas que estavam lá ou que perderam amados há 30 anos, mas é importante que as preocupações levantadas pelo Sr. Fletcher sejam abordadas.
"Estamos aguardando uma decisão da IPCC na referência. "
O livro de Fletcher ofuscou o 30º aniversário do desastre no início deste ano.O inquérito oficial sobre a tragédia em 11 de maio de 1985, liderado por Sir Oliver Popplewell, concluiu que foi um acidente e provavelmente foi iniciado por um espectador deixando cair um cigarro em lixo que havia acumulado sob um antigo suporte de madeira.
A chama rasgou a estrutura de madeira em apenas alguns minutos, enquanto Bradford City jogava Lincoln City em uma partida de fim de temporada, deixando muitos fãs incapazes de sair.
Cinquenta e quatro adeptos da Bradford City perdidos suas vidas no fogo, junto com dois fãs do Lincoln City.Mais de 200 pessoas foram levadas para o hospital após o incêndio, muitas com ferimentos terríveis.
O deputado de Bradford West, Naz Shah, disse que recebeu o anúncio.
"É certo que as perguntas não respondidas sobre a investigação e o processo originais, que foram realizadas com grande pressa, são devidamente abordadas - as vítimas merecem nada menos.
"A decisão tomada pela polícia do West Yorkshire é um crédito para o policiamento moderno que eles estão dispostos a ser aberto e transparente.
"Também devemos ter em mente o fato de que este não será um processo fácil para muitas famílias e amigos das vítimas terem que lidar com tantos anos depois - a sua privacidade deve ser respeitada".

Brak komentarzy:

Prześlij komentarz